Aprende...

A fazer um vermicompostor

As caixas de plástico empilháveis, devem ser opacas para bloquear a luz.

É necessário que as caixas sejam perfeitamente empilháveis, encaixando facilmente umas nas outras, sendo as duas de cima as digestoras e a de baixo a coletora.

O ideal é empilhar três ou mais caixas, pois enquanto uma é alimentada com resíduos a outra vai realizando o processo de decomposição e assim alternadamente (caixas digestoras), a última será para coletar o biofertilizante (caixa coletora).

Para fazer a composteira é necessário fazer furos de 4 a 6 mm de diâmetro. Utilizando um berberquim, faz vários furos pequenos no fundo das caixa digestoras (as caixas de cima).

Assim crias uma passagem para que as minhocas possam migrar para a caixa de cima, e o líquido gerado (biofertilizante) possa ser drenado até a última caixa coletora.

Na tampa é preciso fazer uma fileira com furos de 1 mm a 1,5 mm, respeitando o espaço de 2 cm entre eles.

É importante respeitar essas medidas porque são suficientemente largas para a evasão dos vapores e pequenas para que as minhocas não sairem.

Na caixa coletora de biofertilizante podes colocar uma torneira para saída do líquido ou este pode ser retirado manualmente.

O biofertilizante rico em nutrientes, deve ser diluído numa proporção de 1/5 a 1/10, e ser borrifado nas folhas de sua horta caseira ou nas plantas de sua casa.

gallery/ap1
gallery/caixa

Material

3 Caixas (Madeira ou plásticas opacas) ou baldes

1 Berberquim

1 Broca de 1 mm a 1,5 mm

1 Broca de 4 a 6 mm

Torneira (opcional)

Minhocas Vermelhas

Coloca as caixas num local fresco e ventilado para que ele não sobreaqueça

Se quiseres, na caixa coletora, fura a lateral a fim de instalar uma torneira, tipo bebedouro (opcional). Também é muito útil colocar um pedaço de tijolo que sirva de escada caso as minhocas desçam até essa caixa de baixo, para que não se afoguem no húmus liquidpp (chorume). É importante saber que as minhocas nunca descem de caixa, sobem sempre - se isto acontecer é porque o ambiente de uma das caixas digestoras não está saudável, então é necessário verificar qual o problema.

As dimensões das caixas podem variar com o tamanho da família e do local disponível para armazenar as caixas. Para um local pequeno é mais comum que se use as de 15 litros, com dimensões de 43 cm X 35 cm X 43 cm, ideal para casas com até três pessoas, com capacidade de 0,5 litro orgânico por dia.

 

Para ampliação de sua capacidade, acrescenta caixas extras.

.

Envia-nos fotografias do compositor feito por ti.

 

 

gallery/ap2